Flexibilidade Cognitiva e Soft Skills
- Consultoria RH Junior

- 8 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de out.
Estar inserido no ambiente de trabalho exige diversas competências. Embora haja uma procura crescente por profissionais cada vez mais especializados, com as chamadas hard skills, também se observa um aumento proporcional nas competências sociais consideradas vantajosas para o mercado. Ou seja, não basta apenas ter uma gama de capacidades técnicas, pois o comportamento humano estará presente em todo o momento.
O impacto das Soft Skills
Ser um profissional com as competências socioemocionais desenvolvidas é poder contribuir de forma significativa para o clima organizacional e as estratégias da empresa, pois um colaborador com boas soft skills pode influenciar positivamente os demais da equipe, assim como o contrário também pode acontecer.
Algumas competências já são bem conhecidas, como por exemplo:
Comunicação assertiva;
Trabalho em equipe;
Organização e gestão de tempo;
Proatividade.
O que é a Flexibilidade Cognitiva
Ter um comportamento flexível/adaptável no ambiente de trabalho já vem sendo considerado uma soft skill há certo tempo. Entretanto, a flexibilidade cognitiva (FC) envolve uma série de outros fatores, já sendo considerada uma metacompetência, por envolver aspectos cognitivos e situacionais.
Sua definição abrange diversos aspectos, mas, segundo a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), proposta por Rand Spiro, professor de psicologia da Universidade de Michigan, ela é a capacidade de utilizar conhecimentos a partir de diferentes perspectivas e contextos. Além disso, por fazer parte das funções executivas (memória de trabalho, controle inibitório), inclui planejamento, raciocínio criativo e tomada de decisão.
Assim, um profissional com flexibilidade cognitiva, apresenta:
Rápida adaptação (seja a modos de trabalho ou problemas);
Maior tolerância com divergentes opiniões;
Facilidade em propor soluções de forma criativa e inovadora;
Maior tolerância a erros.
Por fim, em alguns estudos, a flexibilidade cognitiva foi associada de forma positiva às outras habilidades sociais que impactam as relações interpessoais e também à inteligência emocional.
Papel das empresas como promotor de Flexibilidade Cognitiva
Algumas das soft skills são inerentes ao indivíduo, ainda assim, podem ser potencializadas com o passar do tempo. Quando se trata da flexibilidade cognitiva, empresas podem ser agentes promotores e catalisadores, já que o ambiente desempenha um papel significativo e as atividades e espaços laborais compõem parte considerável do dia a dia de uma pessoa.
Dessa forma, é importante que a empresa esteja atenta à:
Sobrecarga de funções;
Situações contínuas de estresse que vão além das atividades necessárias do trabalho;
Abusos de trabalho;
Falta de incentivos;
Situações hostis e falta de espaço para erros ou diálogo;
Visto que alguns estudos detectaram associações negativas com a privação de sono, sintomas psicológicos relacionados ao estresse e síndrome de Burnout, impulsividade (que altera a capacidade de planejamento), aumento de reclamações no trabalho e conformismo (que impacta a capacidade criativa), tende à ociosidade e à procrastinação.
Portanto, o investimento em uma cultura organizacional que leve esses fatores em consideração tem aumentado. Alguns caminhos para fomentar a flexibilidade cognitiva nos colaboradores são:
Seja tolerante com erros;
Incentive a liberdade de expressão e diálogo com seus líderes e pares;
Promova um time diverso e inclusivo;
Incentive projetos multidisciplinares;
Invista em ferramentas que auxiliarão o clima e ajudarão a ouvir as necessidades de seus colaboradores, como a Pesquisa de Clima Organizacional.
Por Hellen Oliveira
Referência Bibliográfica
MARTINS, T. J. e GONÇALVES, J. Flexibilidade cognitiva e o contexto de trabalho: Revisão integrativa da literatura. Psicologia: Teoria e Prática, 24(2), ePTPSP14027. São Paulo, SP, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP14027.pt. Acesso em 24/07/2024.
Flexibilidade cognitiva: conhece essa habilidade?. PucsRSonline, 2024. Disponível em: https://online.pucrs.br/blog/flexibilidade-cognitiva. Acesso em 24/07/2024.
Flexibilidade cognitiva: 8 passos para desenvolver em sua empresa. Vittude, 2021. Disponível em: https://www.vittude.com/blog/flexibilidade-cognitiva-como-desenvolver/. Acesso em: 22/07/2024.


Comentários