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Educação

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Motivação e Engajamento de Alunos - Instituição de Ensino Superior

Instituição de Ensino Superior

Educação

Análise do Ambiente de Trabalho

Avaliação de Desempenho Profissional

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Contexto


Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma das principais ferramentas utilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. O exame mede o rendimento dos alunos concluintes em relação aos conteúdos programáticos e às competências desenvolvidas ao longo do curso.


Na sua edição de 2012, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) obteve um resultado considerado insatisfatório, ficando abaixo de seus concorrentes e instituições parceiras.


A direção da escola concluiu que esse desempenho não refletia a qualidade real dos alunos e que, se mantido, poderia impactar negativamente a reputação institucional a longo prazo.


Diante disso, foi firmada uma parceria entre três empresas juniores da FGV-SP — RH Junior ConsultoriaConsultoria Júnior Pública e Empresa Júnior FGV — para desenvolver um projeto conjunto com o objetivo de aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes em relação ao Enade de 2015.


O desafio principal era reverter o cenário de desinteresse dos alunos e garantir uma participação mais consciente e comprometida na próxima edição do exame, marcada para 22 de novembro de 2015.


Desafios


A partir da imersão inicial no contexto institucional, foram identificados desafios centrais que impactavam a motivação e o engajamento dos alunos da FGV-EAESP:


  • Desconhecimento sobre o Enade, suas implicações e importância para a instituição.

  • Distanciamento entre coordenação e corpo discente, gerando um relacionamento superficial e pouca abertura ao diálogo.

  • Desmotivação e descontentamento generalizados, especialmente entre alunos dos últimos semestres de Administração de Empresas.

  • Percepção de que a FGV valorizava mais sua marca do que as demandas internas dos estudantes.

  • Falta de senso de pertencimento e de união, agravada por uma cultura fortemente individualista.


Esses fatores estavam diretamente relacionados ao baixo comprometimento com o exame e, consequentemente, ao desempenho insatisfatório obtido na edição anterior.


Soluções


O projeto foi estruturado em cinco etapas principais, que envolveram diagnóstico, pesquisa, análise e formulação de planos de ação baseados em metodologias de gestão.


1. Imersão Institucional


A primeira etapa consistiu na imersão no contexto da FGV-EAESP, com o objetivo de compreender a dinâmica do Enade e suas implicações para alunos e gestores.


A equipe analisou o histórico do exame de 2012 e constatou que a escola havia alcançado a 201ª posição no ranking nacional, um resultado considerado incompatível com o prestígio e a tradição da instituição.


Em paralelo, foi feita uma análise das publicações dos alunos nas redes sociais, que revelou uma divisão de opiniões: parte dos estudantes considerava o Enade relevante para a imagem da escola, enquanto outros o viam como irrelevante para o mercado de trabalho.


Também foi constatado que muitos consideravam a coordenação distante e pouco receptiva, fator que alimentava o desinteresse e a insatisfação com o curso.


2. Pesquisa Qualitativa


A segunda etapa envolveu a aplicação de uma pesquisa qualitativa, composta por um grupo focal com seis participantes e 47 entrevistas em profundidade.


O objetivo era compreender as percepções dos estudantes sobre quatro aspectos:


  1. A reputação da FGV.

  2. O relacionamento entre alunos e coordenação.

  3. A prova do Enade e seu significado.

  4. As motivações pessoais relacionadas ao exame.


As entrevistas, conduzidas com roteiros validados por um professor do Departamento de Marketing e Comunicação da FGV-EAESP, mostraram que os alunos de Administração de Empresas estavam insatisfeitos com a coordenação do curso, considerada pouco aberta a feedbacks e resistente a mudanças.


Também foi identificado que os alunos desconheciam informações básicas sobre o Enade, como seu funcionamento, periodicidade e relevância institucional. Essa falta de comunicação contribuía para o baixo engajamento e desinteresse em participar do exame.


3. Pesquisa Quantitativa


Com o objetivo de comprovar os resultados da fase qualitativa, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio da plataforma Typeform, divulgada nas redes sociais da FGV.


A análise das respostas confirmou que a falta de vínculo emocional e informacional entre os estudantes e a escola aumentava conforme os alunos avançavam na graduação.


Outros resultados importantes incluíram:


  • maioria dos alunos não se sentia motivada a participar de atividades extracurriculares.

  • nível de informação sobre o Enade era muito baixo, sendo desconhecido por mais de 60% dos respondentes.

  • comprometimento com o exame era proporcional à satisfação com a instituição — quanto maior a insatisfação com a FGV, menor o engajamento com a prova.

  • maioria apoiava a implementação de políticas de incentivo e bonificação, enquanto uma minoria considerava essa prática antiética.


Esses dados confirmaram a necessidade de revisar a comunicação interna e criar estratégias para aumentar o senso de pertencimento e engajamento dos alunos.


4. Clusterização e Definição de Personas


Com base nos resultados das pesquisas, foi utilizada a metodologia de clusterização de perfis (personas), a fim de representar os diferentes grupos de alunos e direcionar os planos de ação.


Os estudantes foram agrupados em quatro categorias, de acordo com sua motivação e satisfação:


  • Motivados e satisfeitos.

  • Motivados e insatisfeitos.

  • Desmotivados e satisfeitos.

  • Desmotivados e insatisfeitos.


A “persona ideal” (motivada e satisfeita) era praticamente inexistente entre os alunos concluintes. Assim, o desafio passou a ser estimular nas demais personas as características desejáveis desse perfil ideal, fortalecendo o comprometimento e a responsabilidade coletiva.


5. Planos de Ação


Com base nos diagnósticos anteriores, foram elaborados planos de ação detalhados utilizando as metodologias 5W2H e Matriz de Probabilidade e Impacto, para definir etapas, responsáveis e prazos.


As principais iniciativas incluíram:


  • Criação de uma campanha institucional “Marca Enade”, com o uso de slogans como #ENADE2015 e #OrgulhoFGV, a fim de gerar identificação e pertencimento.

  • Organização de cerimônia motivacional com a presença de um ex-aluno bem-sucedido e do diretor da graduação.

  • Disponibilização de transporte e “Kit Enade” no dia da prova, contendo barrinhas de cereal, caneta e garrafa de água personalizadas.

  • Implementação de benefícios coletivos e individuais condicionados à participação e desempenho no exame. Entre as ideias sugeridas estavam:

  • Churrasco de comemoração.

  • Contribuição nas formaturas.

  • Bonificação e cursos extracurriculares para os alunos com melhor desempenho.


Essas medidas buscaram combinar estímulos simbólicos e práticos para engajar os alunos e reforçar o orgulho de pertencer à FGV.


Resultados


O projeto permitiu à FGV-EAESP compreender em profundidade as causas da desmotivação e do desengajamento dos alunos em relação ao Enade e à própria instituição.


Com a aplicação das ações propostas, a escola pôde reaproximar-se do corpo discente, fortalecendo a comunicação e o sentimento de pertencimento.


O plano também trouxe recomendações de médio e longo prazo voltadas à melhoria da cultura organizacional da instituição, com foco em diálogo, transparência e valorização dos alunos.


As medidas de incentivo, tanto simbólicas quanto materiais, mostraram-se viáveis e estratégicas, alinhando os interesses dos alunos ao propósito institucional de excelência acadêmica.


Com essas iniciativas consolidadas, a FGV passou a contar com alunos mais conscientes, engajados e comprometidos, condição essencial para alcançar resultados expressivos nas próximas edições do Enade.


Métricas


O projeto não apresentou métricas quantitativas formais, mas os impactos qualitativos foram amplamente perceptíveis.


A FGV-EAESP passou a contar com alunos mais participativos e informados, com melhoria nas relações entre coordenação e estudantes e maior senso de pertencimento institucional.


Esses resultados evidenciaram o potencial estratégico da parceria entre as empresas juniores da FGV-SP, que proporcionou à instituição uma compreensão aprofundada de seus públicos e um plano de ação eficaz para restaurar a motivação e o engajamento de seus alunos.

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