Liderança positiva: seu impacto nos resultados da empresa e como alcançá-la
- Consultoria RH Junior

- 25 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Infelizmente, situações que fazem as pessoas se sentirem inferiores ou desrespeitadas são comuns dentro do ambiente de trabalho. E, muitas vezes, acabam sendo menosprezadas pelo ponto de vista gerencial. Contudo, a estimativa feita pela transnacional CISCO, referência em redes e comunicação, trouxe em números o prejuízo que esses comportamentos e a falta de uma liderança positiva estavam lhe custando: 12 milhões de dólares ao ano.
Ademais, interações que são de alguma forma humilhantes não afetam apenas os envolvidos, mas todo o ambiente organizacional. Dessa forma, uma vez criado, o mal-estar se propaga rápido. De acordo com o resultado das pesquisas de Christine Porath, professora da Universidade de Georgetown, a equipe perde significantemente a sua criatividade, não atingindo o seu potencial produtivo e descontando a frustração nos colegas e clientes, deteriorando os resultados e a imagem da empresa.

Insights da pesquisa:
De acordo com Porath, esse tipo de comportamento tem duas origens: o estresse e a insegurança sobre a credibilidade de uma liderança positiva.
O primeiro motivo já conta com diversas estratégias no mercado. Assim, também pode ser reduzido com o estabelecimento de uma liderança positiva, então não será aprofundado neste artigo.
Já esse segundo fator existe porque tendemos a acreditar que figuras autoritárias e ríspidas exercem mais controle e, assim, serão mais respeitadas. Porém, na realidade, por operarem sobre o medo dos outros, são extremamente frágeis a longo prazo. Dessa forma, aqueles que conseguem demonstrar apreço por novas ideias e empatia se tornam inspiração aos subordinados e obtêm resultados muito mais vantajosos do que os que se vestem como maus.
A postura que os líderesadotam é essencial para o combate ou manutenção de comportamentos desrespeitosos, uma vez que são a referência dentro da organização. Quando exercemos a liderança positiva, há uma mudança na motivação da equipe no porquê não querer decepcionar o chefe: o que antes seria medo de retaliação, se torna a vontade de fazer jus à expectativa que ele tem sobre as suas capacidades. Além disso, é mais provável que atuem a favor do sucesso coletivo, pois se sentem parte dos objetivos da liderança.
Um equívoco comum feito sobre o conceito de liderança positiva é que evita conflitos e nunca discorda. Pelo contrário, por conseguir separar a ideia do indivíduo, é capaz de avaliar propostas de forma respeitosa, sem comprometer o ambiente organizacional e, portanto, potencializa os resultados.
Como potencializar a liderança positiva dentro da sua empresa:
1. Recrute profissionais que conseguem exercê-la
O primeiro passo para a liderança positiva é buscar quem consegue exercê-la. No processo seletivo é interessante implementar dinâmicas de grupo para verificar se o candidato consegue ouvir as ideias dos outros, colaborar com elas e promover não só o seu desenvolvimento, mas o do coletivo.
2. Incentive o diálogo
Novamente, liderança positiva não é evitar conflitos, mas melhorar com eles. Quando a equipe não concordar com algo, é essencial que mantenha o respeito nas críticas – ataque a ideia e não quem a propõe.
De forma geral, receber feedbacks constantes é muito benéfico e devem buscar entender o porquê de alguma deficiência e encontrar uma forma de superá-la, ainda mais quando partem de um cargo superior.
Se você acredita que a sua empresa ainda não é capaz de se comunicar dessa forma, ofereça um meio anônimo das pessoas exporem suas ideias e feedbacks. Contudo, se o responsável por esse não transmitir receptividade e respeito aos subordinados, o método provavelmente não será eficiente.
3. Acompanhe o clima organizacional
Criar a cultura da liderança positiva demanda tempo e persistência. Então, se ela não for constantemente desenvolvida, os recursos gastos no processo seletivo ou na capacitação da equipe podem ser perdidos.
Para verificar a sua influência, é interessante realizar umapesquisa de clima organizacional periodicamente. Essa é capaz de trazer insumos que os gestores não conseguem identificar e permite decisões mais assertivas em prol de um ambiente favorável à liderança positiva.
Por Letícia Cardia, graduanda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Trainee na Consultoria RH Junior.


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