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Ambiente de trabalho e sua construção

  • Foto do escritor: Consultoria RH Junior
    Consultoria RH Junior
  • 14 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura

O que é um ambiente de trabalho?

A princípio isso parece uma pergunta besta, mas é muito relevante. Ambiente é um termo com origem no latim ambĭens, que significa “que rodeia”. Logo, o ambiente de trabalho é o entorno que rodeia os trabalhadores, sendo ele formado por diversas noções, tanto físicas como sociais, culturais e econômicas.

Contextualizando o conceito

Podemos ver que o ambiente é muito mais do que as famosas áreas de lazer e de descanso que empresas multinacionais como a Google oferecem para seus membros. Tanto é que o Presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, ao responder sobre o maior valor do Google em uma entrevista, disse o seguinte:

“Eu poderia citar a série de benefícios que ele oferece, mas isso é só o que é tangível. E o tangível é copiável. Qual é o valor do tíquete-refeição, da sala de massagem? <...>, tudo isso é copiável. O maior valor do Google, para mim, é o intangível. É a oportunidade de fazer parte disso tudo, estar em um espaço com um monte de pessoas que sabem que o que fazem têm um impacto gigantesco na vida das pessoas”.

O que podemos concluir disto?

O ambiente físico é muito importante, contudo é copiável, e o que faz uma empresa como a Google ter tanto sucesso é na realidade o intangível: seu ambiente social e cultural. Visto isso, como podemos construir um ambiente de trabalho mais produtivo?

O projeto Aristóteles

O Google iniciou um projeto, em 2015, intitulado Projeto Aristóteles. O objetivo era averiguar qual o perfil dos membros de equipes da empresa que eram mais eficientes, e com isso ter a consciência de que aspectos são mais relevantes para se construir um ambiente de trabalho produtivo.

O que o projeto concluiu?

Depois de acompanhar de perto mais de 180 equipes, os pesquisadores ficaram surpresos com os resultados, já que o conhecimento técnico e a formação dos integrantes não foram fatores essenciais para o melhor desempenho dos grupos. Na realidade, os aspectos mais importantes para os resultados das equipes foram os culturais e sociais de seus membros, os quais são:

  • Significado

É o senso de propósito, tanto no nível individual quanto coletivo. Portanto, os membros precisam acreditar que o seu trabalho é importante.

  • Impacto

Refere-se a percepção de que o trabalho executado pelos membros é relevante para a empresa. Logo, cada membro precisa acreditar que suas atitudes impactam diretamente a realidade da empresa.

  • Estrutura e clareza

Consiste na garantia de que todos sabem o que é esperado deles e dos processos que devem ser seguidos. Portanto, os membros precisam de objetivos claros e funções definidas.

  • Confiabilidade

É a expectativa de finalizar o trabalho com qualidade e a capacidade de acreditar que todos tomarão essa atitude. Nesse sentido, os membros precisam saber que podem confiar uns nos outros.

  • Segurança psicológica

Dentre estes fatores, o mais importante de todos é a Segurança Psicológica , que pode ser explicada pela crença compartilhada de que o grupo é um lugar seguro para correr riscos. É uma noção de confiança no fato de que a equipe não constrangerá, rejeitará ou punirá alguém que queira expressar sua opinião.

Sabendo destes aspectos, como agir no dia a dia?

Não interromper colegas de trabalho durantes conversas, pois isso vai estabelecer uma norma de interrupção;

Depois que as pessoas acabam de falar, demonstre que prestou atenção dando uma breve resumida sobre o assunto;

Admitir quando não saber de algo;

Apenas encerrar uma reunião depois que todos os integrantes da equipe falarem pelo menos uma vez;

Encorajar as pessoas que se sentem chateadas a expressar suas frustrações;

Incentivar os colegas de trabalho a reagir sem criticar;

Chamar a atenção para quaisquer conflitos no grupo e resolvê-los por meio de uma conversa franca.

Reflexão para o contexto de trabalho

Agora que nós já sabemos quais as características que toda equipe precisa para suscitar um ambiente de trabalho produtivo, terminarei o artigo com uma citação do livro " Mais rápido e melhor", do jornalista Charles Duhigg, para inspirar vocês a utilizarem estas informações visando o bem-estar individual e de todos à sua volta.

"Em geral, o caminho para a segurança psicológica começa no líder da equipe. Então, se você está à frente de uma<...>pense na mensagem que suas escolhas estão passando. Você está incentivando a igualdade de expressão ou valoriza as pessoas mais ruidosas? Está sabendo escutar e dando o exemplo? Está demonstrando sensibilidade ao que as pessoas sentem e pensam, ou está permitindo que a liderança resoluta seja uma desculpa para não tomar tanto cuidado quanto deveria?"

Por Pedro Luiz Rodrigues, graduando em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Trainee na Consultoria RH Junior.

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